COMTUR e entidades municipais se reúnem para tratar sobre o turismo de Balneário Camboriú

A segurança na temporada 2017/2018, o Centro de Eventos, o Brilhos de Natal, o Réveillon e melhorias em serviços públicos de Balneário Camboriú foram assuntos debatidos na última semana em uma reunião realizada na sala de convenções do Hotel Geranium. O encontro foi organizado pela presidente do Conselho Municipal do Turismo (COMTUR), Dirce Fistarol, e contou com a presença de representantes de entidades públicas e privadas.
 
Representante do Grupo Maciel, Erenita Rosa informou que a empresa ficará responsável de fazer o levantamento de viabilidade econômica do Centro de Eventos. Será necessário que todos os órgãos públicos e privados façam um levantamento do trabalho realizado durante este ano, como movimento hoteleiro, fluxo turístico, entrada de ônibus na cidade, campeonatos municipais, estaduais e federais, feiras de turismo, atendimentos na saúde e situação das escolas. Depois de finalizado o levantamento, cada entidade, pública e privada, presente na reunião, receberá, em novembro, uma cópia para conhecimento geral.
 
O secretário de Turismo, Miro Teixeira, falou sobre os números da alta e baixa temporadas, o impacto da finalização do Centro de Eventos e o aumento na economia da cidade. "Os hotéis, comércio e gastronomia terão o movimento acima dos últimos anos. A movimentação na cidade será alta com a vinda das feiras, workshops e agora com a vinda dos cruzeiros a Balneário Camboriú". Miro finalizou garantindo que a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur), bem como os membros do trade turístico, contribuirão com os dados que a empresa Grupo Maciel necessita para o levantamento.

Comandante do 12° Batalhão da Polícia Militar, o coronel José Evaldo Hoffman Júnior comentou sobre o efetivo da PM nos últimos feriados, a qual dispôs de 30 policiais a mais por turno, aumentando a segurança dos moradores e turistas de Balneário Camboriú. Para a próxima temporada, o efetivo será ainda maior que o dos feriados, melhorando a agilidade no atendimento dos casos.

Sectur apresentou número de turistas

A segunda parte da reunião começou com a apresentação, realizada por Miro Teixeira, dos dados municipais. O secretário falou sobre a qualidade de vida, saneamento, mobilidade urbana, educação, saúde, segurança, economia e os prêmios que a cidade recebeu nos últimos anos. Dados do turismo, como ocupação hoteleira durante 2017, ações de divulgação em feiras, workshops e capacitações, total de países e estados onde ocorreu divulgação e total de eventos externos participados até o momento também foram apresentados. Miro mostrou o fluxo turístico dos últimos quatro anos e ressaltou a comparação entre os meses de maio a setembro. Em comparação com os últimos quatro anos, Balneário Camboriú apresentou recorde de turistas nesse período em 2017. O secretário finalizou com assuntos sobre a temporada 2017/2018, escolha da Garota Verão BC, chegada dos navios de cruzeiros, abertura da temporada, decoração de Natal e o Réveillon 2017/2018.

Estiveram presentes na reunião representantes da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú, Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Balneário Camboriú e Região (Sindisol), Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio), Câmara de Dirigentes Lojistas de Balneário Camboriú (CDL), Sindicato dos Empregados com Hoteleiro e Similares de Balneário Camboriú (Sechobar), Sindicato da Indústria da Construção Civil de Balneário Camboriú (Sinduscon), Sindicato da Habitação (Secovi), Associação dos Corretores de Imóveis de Balneário Camboriú (ACIBC), Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (Acibalc), Associação dos Guias de Turismo de Balneário Camboriú (Agutiur), Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Segurança, Fundação Cultural, Fundação de Esportes, Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria de Educação, Secretaria de Gestão e Planejamento Urbano e Faculdade de Turismo e Hotelaria de Balneário Camboriú.