Grupo de Proteção Ambiental participa de ação da Semana do Lixo Zero

A manhã de sábado (28) foi de mutirão de limpeza nas praias agrestes de Balneário Camboriú. O Grupo de Proteção Ambiental da Guarda Municipal, em parceria com  a Associação Ecológica de Taquaras e o Instituto Eco Cidadão realizou a retirada de resíduos sólidos deixados nas trilhas e Praia do Pinho. Além disso, realizou trabalho de conscientização com as pessoas que utilizavam as trilhas.

A atividade faz parte das ações da Semana do Lixo Zero, promovida pelos institutos Eco Cidadão e Lixo Zero BC, que promoveram diversos eventos para estimular a população a repensar seu modo de vida e adotar práticas lixo zero. Com foco nas Praias Agrestes da APA Costa Brava, as atividades envolveram os setores público e privado, e todas as escolas da região das praias agrestes, buscando alcançar a meta de desviar dos aterros, com práticas mais sustentáveis, até 90% dos resíduos gerados na APA até 2020.

Na ação deste sábado, diversos grupos de voluntários desenvolveram diferentes ações de limpeza nas praias. A Guarda Ambiental entende que principalmente através da educação ambiental é que os impactos negativos contra o meio ambiente serão minimizados. O partrulhamento preventivo, o monitoramento e fiscalização das praias e, ainda, a educação ambiental são fundamentais para a melhoria da qualidade das nossas praias.

A Semana do Lixo Zero encerrou neste domingo (29), porém na próxima quarta-feira (01) está programada uma Pedalada do CEM Dona Lila. A atividade estava agendada para a última semana, mas foi transferida por causa da chuva. A partir das 10h, os alunos da escola irão visitar as casas ao entorno do CEM, no Bairro Estaleiro, e recolher pilhas e baterias inutilizadas que serão destinadas à Secretaria do Meio Ambiente para descarte correto.