Começa hoje a Jornada Científica Multiprofissional em Terapia Intensiva

Nesta segunda e terça-feira (23 e 24) o Hospital Municipal Ruth Cardoso (HMRC) em parceria com a Univali realiza a 1ª Jornada Científica Multiprofissional em Terapia Intensiva. Cerca de 210 pessoas, dentre acadêmicos, professores e profissionais de Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Nutrição e Farmácia, e representantes de hospitais da região irão participar do encontro. A abertura será na noite desta segunda-feira (23), às 19h, no auditório da Univali, campus Balneário Camboriú.

A palestra de abertura será sobre “A importância do cuidado multiprofissional na UTI”, em seguida será abordada “A história da UTI e a importância da equipe multidisciplinar”; “Qual o papel da Fisioterapia?” e “Qual o papel da Enfermagem?”.

O objetivo da jornada é promover o aprimoramento técnico-científico dos participantes, por meio da divulgação de novos conhecimentos e a formação com cursos, palestras e mesas redondas relacionadas à terapia intensiva, com abordagem multiprofissional. Entre os temas que estarão em discussão destacam-se: a história da UTI e a importância da equipe multidisciplinar; o papel da fisioterapia; o papel da enfermagem; definição, protocolos, impacto e novidades da sepse (infecção generalizada); cuidados paliativos dentro da UTI, experiência dos hospitais Ruth Cardoso e Marieta Konder Bornhausen na rotina de UTI; entre outros.