Dia D do Outubro Rosa realizou mais de 180 procedimentos neste sábado

O sábado (21) foi de prevenção ao câncer de mama e colo de útero em Balneário Camboriú. Das 8h às 17h, foram oferecidos exames preventivos de câncer de mama, colo de útero e atendimentos clínicos de mamas no Núcleo de Atenção à Mulher (NAM) e nas Unidades de Saúde do Ariribá e CAS Nações. O “Dia D” é uma ação que integra o calendário da Campanha Outubro Rosa.

Ao todo, foram feitos 67 preventivos, 32 aferição de pressão, peso e índice de massa corporal (IMC), 75 exames clínicos das mamas, duas consultas médicas com endocrinologista e oito testes rápidos, contabilizando 184 procedimentos durante todo o dia. Quem aproveitou a ação preventiva foi a estudante de jornalismo, Estela Hoffmann. “É muito importante essas ações, ainda mais nesse mês. Fui muito bem orientada e atendida. Acho que nenhuma mulher deveria perder oportunidades como essa”, comentou.

Durante todo o mês estão sendo feitas ações de prevenção à doença, na última terça-feira (17) profissionais do NAM foram dar orientações as servidoras do Hospital Municipal Ruth Cardoso (HMRC). Na última quinta-feira (19), Dia Internacional de Combate ao Câncer de Mama, a equipe ficou das 10h às 17h, na Praça Almirante Tamandaré, em parceria com o Serviço Social do Comércio (SESC), Rádio Menina, Rede Feminina de Combate ao Câncer e a ONG Espaço com Alegria, realizando diversas atividades como zumba e ioga. Além de orientações preventivas e aferição da pressão arterial.

“Fazemos esse trabalho durante todo o ano, mas neste mês nós intensificamos as ações para que a mulher tenha o cuidado com o seu corpo e saúde, como o exame para prevenir o câncer de colo de útero, que deve ser feito anualmente. Também orientamos as mulheres a fazerem o autoexame nas mamas todos os meses para caso perceba algo diferente já procure um médico. O diagnóstico precoce é fundamental para que as chances de cura sejam maiores”, explicou a coordenadora do NAM, Jeruza Martini.

Durante os cinco últimos dias de campanha (23 a 27), no Núcleo de Atenção à Mulher será realizado roda de conversa, atividades educativas, cuidados com a beleza, acupuntura e cafés, das 08h às 17h.