Crianças participam da 9ª Semana da Saúde Bucal na Barra

“Os dentes têm que ficar sempre limpinhos”, falou a pequena Alessandra Nunes, de 06 anos do Núcleo de Educação Infantil (NEI) Rio das Ostras de Balneário Camboriú. Ela e outras crianças, dos NEIs Bom Sucesso e São Judas, participaram nesta segunda-feira (23) de atividades lúdicas e práticas sobre escovação dos dentes e cuidados para a saúde da boca, no Centro Comunitário do Bairro da Barra. A ação faz parte do calendário de trabalhos coordenados pelo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), na 9ª Semana da Saúde Bucal. As atividades iniciaram sábado (21) na Praça Almirante Tamandaré e seguem até o dia 27 de outubro em alusão ao Dia Nacional da Saúde Bucal e Dia do Cirurgião Dentista, ambos comemorados na próxima quinta-feira (25).

As crianças fizeram fila para colocar em prática os ensinamentos. Um escovódromo foi montado e com muita atenção, uma a uma das crianças escovou os dentes com orientações e supervisão de profissionais da Unidade de Saúde da Barra. O Programa Otondo Baby, desenvolvido há 20 anos no CEO, esteve presente na ação através de banners, informativos e escovas de dentes distribuídas aos baixinhos.

De acordo com o dentista e coordenador ambulatorial do CEO, Eurípedes Lisboa, a prevenção é sempre melhor do que um tratamento curativo, tanto no aspecto econômico como na preservação e integridade da saúde bucal das crianças. “Ter bons hábitos, como o da escovação desde cedo, é muito importante para que a criança dê continuidade em sua vida. O legal é que elas acabam ensinando para os pais e familiares, sendo multiplicadores da informação”, destacou o dentista.

Jogos, pintura e teatro, coordenados por alunos de odontologia do Projeto “Fada do Dente” da Faculdade Avantis, integraram as atividades. O projeto tem por objetivo levar a informação e motivar as crianças a cuidarem dos dentinhos. “As crianças realmente acreditam na Fada do Dente. E essa é uma forma lúdica de trabalhar com eles a importância da saúde bucal”, falou Daiane Ramos, aluna do 10º período de odontologia, que se fantasiou para animar a criançada. Os pequenos receberam também orientação dos acadêmicos por meio de macromodelos, grandes moldes da parte interna da boca, para uma escovação correta.

Também estiveram presentes na ação as dentistas e responsáveis pelo Programa Odonto Baby Lucivânia Amaral e Patrícia Ardigó. O dentista Everton Kolling e a Técnica de Saúde Bucal Samara Fonseca do Posto de saúde da Barra. A faculdade Avantis é parceira do evento.

Confira a programação completa da 9ª Semana da Saúde Bucal:

23/10/17 - Centro Comunitário da Barra - (9h às 11h30 e 14h30 às 17h)
Atividades de educação em saúde bucal; Projeto “Fada do Dente” da Faculdade Avantis com a presença do personagem “Dentinho Juju”. Realização de jogos, pinturas, escovódromo e distribuição de escovas.

24/10/17 - Centro Comunitário Bairro das Nações (9h às 11h30 e 14h30 às 17h)
Atividades de educação em saúde bucal, apresentação de teatro e música das professoras do NEI Vovô Alécio; Projeto Traumatismo da Faculdade Avantis; Realização de jogos, pinturas, escovódromo e distribuição de escovas.

25/10/17 – Centro de Especialidades Odontológicas (CEO)
Palestra destinada aos cirurgiões-dentistas da rede municipal em comemoração ao Dia do Dentista, com o tema dor orofacial.
Palestrantes: Dr. Marcio J. Albani e Dr. Luis Ricardo Provedello

26/10/17 – Centro Comunitário Vila Real (9h às 11h30 e 14h30 às 17h)
Atividades de educação em saúde bucal; Projeto Saúde Bucal da Faculdade Avantis com a presença da “Fada do Dente” e do “Dentinho Juju”. Realização de jogos, pinturas, escovódromo e distribuição de escovas.

27/10/17 – Lar de Idosos São Vicente de Paula (14h às 17h)
Atividades de educação em Saúde Bucal e Prevenção do Câncer Bucal com a presença do “Dentinho Juju”; Dinâmicas com músicas e violão.