Moradores de Balneário Camboriú já podem receber alertas da Defesa Civil via SMS

Desde a última segunda-feira (16), a Defesa Civil de Santa Catarina iniciou o envio de alertas meteorológicos via SMS para moradores Balneário Camboriú. Através das mensagens, que chegarão nos telefones móveis, a população será alertada sobre situações de desastres, emergências ou estado de calamidade pública.

De acordo com o diretor da Defesa Civil de Balneário Camboriú, Fabrício Melo, os interessados em receber os alertas devem enviar um SMS para o número 40199 com o CEP de sua rua. “Será repassado via mensagem de texto, as informações da cidade, alertando para tempestades e qualquer fenômeno climático que possa vir a acontecer. Caso necessário a pessoa pode cadastrar o CEP de mais de uma cidade”, explicou o diretor.

O trabalho é realizado pela Defesa Civil Estadual junto ao Ministério da Integração Nacional, Sinditelebrasil, Anatel e ABR Telecom.

Saiba mais:

CADASTRO

Para receber notificações de emergência basta cadastrar o CEP que deseja ser monitorado. Envie um SMS com o CEP (com ou sem hífen ou espaço) para 40199. Quem já possui cadastro não precisa se registrar novamente. Para incluir novo CEP, basta repetir o procedimento.

CONSULTAR

Para consultar um CEP cadastrado, o usuário deverá enviar a mensagem “consultar” para o número 40199.

Caso o usuário tenha ao menos um CEP cadastrado com o status “cadastrado”, ele receberá o(s) cep(s) cadastrado conforme a seguinte mensagem:

“Para este número de celular existe(m) o(s) seguinte(s) CEP(s) cadastrados: 00000000,00000000,00000000”

Caso o usuário não possua nenhum CEP cadastrado com o status “cadastrado”, ele receberá a seguinte mensagem:

“Para este número de celular não existe CEP cadastrado. Para realizar o cadastro, envie SMS gratuito para 40199 com o CEP de interesse, sem espaços ou hifens”

CANCELAR

Considerando que o usuário poderá ter mais de um CEP cadastrado, caso ele queira cancelar o cadastro em um CEP específico, basta ele enviar a mensagem “sair” seguida do CEP (com ou sem hífen) que deseja cancelar o cadastrado para o mesmo número do cadastro.

Caso ele envie a mensagem “sair” e não informe o CEP, o sistema irá alterar o status de todos os registros contidos na Base de Dados de Emergência do usuário correspondente para “cancelado”.

Caso o usuário siga qualquer um dos passos supracitados e tenha o CEP cadastrado, ele receberá a seguinte mensagem:

“Cancelamento com sucesso do CEP 00000000. Para cancelamento de outros CEPs vinculados a este número, refaça o procedimento”.

AJUDA

Para obter a lista de comandos a população poderá enviar a palavra ajuda ou uma mensagem inválida para número do sistema.

O sistema retornará a lista dos comandos (CADASTRAR, CONSULTAR e SAIR CEP), com a seguinte mensagem:

“Para cadastro envie o número do CEP para 40199. Para cancelamento envie SAIR e o CEP para 40199. Para consultar CEP cadastrado envie CONSULTAR para 40199”