COSIP faz manutenção na passarela do Pontal Norte

A iluminação da passarela do Pontal Norte está passando por manutenção. Desde segunda-feira (16), a Contribuição para Custeio de Serviço de Iluminação Pública (COSIP) verifica a situação das lâmpadas e faz a limpeza do vidro das luminárias. Para a realização desse trabalho, que termina nesta terça-feira (17), as lâmpadas são acesas durante o dia.

Foram trocados 32 lâmpadas, 23 reatores interno, nove bocais e seis disjuntores. No total, a passarela tem 110 luminárias. Durante a manutenção, que contou com a participação da Secretaria de Obras, postes inclinados foram presos ao chão.

De acordo com o gestor da COSIP, Anderson dos Santos, um projeto está sendo elaborado para modernizar a iluminação na passarela do Pontal Norte. A intenção é trocar desde postes, que atualmente são de ferro e estão corroídos pela maresia, às lâmpadas, de vapor metálico. Segundo Anderson, os novos postes serão de materiais menos suscetíveis à ferrugem. Já para as lâmpadas, a previsão é usar as de led, as quais proporcionam economia de energia e possuem uma vida útil mais longa que as tradicionais.

“Quando falamos em led, não falamos somente em economia financeira. As luminárias led agridem menos a natureza porque não possuem na composição metais pesados nocivos ao ser humano e ao meio ambiente”, comenta Anderson.

Depois de concluído o projeto, será aberta uma licitação para a compra dos equipamentos.