Colégio Militar será instalado no Centro de Blumenau

Nesta segunda, 16, na Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Blumenau, foi realizada a solenidade de apresentação da nova unidade do Colégio Militar que será implantado em Blumenau. Será na rua Marechal Floriano Peixoto, número 651, onde hoje funciona a Escola Básica Municipal Tiradentes. O secretário de Educação de Santa Catarina, Eduardo Deschamps, fez o anúncio. As aulas começam em 2018 e terão duas turmas, 6º e 7º anos, com 35 alunos por turma. Deschamps destacou que as inscrições para estas turmas serão no mesmo período da rede estadual, inicialmente planejada para iniciar no dia 30 de novembro.

Vagas

 As escolas militares existentes em Santa Catarina recebem uma distribuição de vagas de 90% para filhos de militares e 10% para a população em geral. Segundo o tenente coronel da 7ª Região de Polícia Militar de Blumenau, Carlos Alberto Fritz Bueno, após um levantamento junto à corporação local, este percentual será diferente, devido ao baixo número de Policiais Militares com filhos nesta idade escolar. Nesta terça, começam as reuniões para definir este percentual.  As vagas que serão distribuídas para a sociedade civil serão realizadas por sorteio, ainda sem data definida.

O local

Em uma parceria entre Estado e município, a EBM Tiradentes será desativada, sendo que os alunos serão direcionados para a Escola Básica Estadual Pedro II (localizada do outro lado rua da Escola Tiradentes) e para a Escola Básica Professora Júlia Strzalkowska, localizada no bairro Garcia, que tem o uso compartilhado nas dependências da Escola Básica Estadual Arno Zadrozny (esta unidade também será desativada), e agora ficará com toda a estrutura.