DEA e Associação de Moradores iniciam plantio na horta comunitária da Praia do Estaleiro

Mudas de salsa, cebolinha, couve e alface foram plantadas na manhã desta sexta-feira (14), na horta comunitária da Praia do Estaleiro. O projeto, que é de iniciativa da Associação de Moradores da Praia do Estaleiro (AME), contou com o apoio do Departamento de Economia Artesanal (DEA), da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social. O trabalho também será feito na manhã do sábado (15).

Na terça-feira (11), uma equipe do DEA preparou todo o local e fez os canteiros, além de doar a mudas para a horta. Segundo o diretor do Departamento de Economia Artesanal, Marco Dalmas, um terreno na Rua Domingo Mafra estava ocioso e a associação recebeu a autorização do dono para fazer a horta no local. “Esse é um projeto que partiu da AME e estamos dando todo apoio com os nossos técnicos agrícolas, orientando sobre o plantio, uso do calcário e adubo orgânico”, comentou.

A horta será mantida pelos moradores da praia, tanto para o plantio, colheita e distribuição. “Nesse primeiro momento a diretoria da associação está realizando o trabalho, mas um grupo será criado para cuidar do espaço. São 20 pessoas e a princípio o que for cultivado na horta será doado para os colaboradores”, explicou o presidente da AME, Marcelo Amaral.

Além dessa, o DEA pretende iniciar mais duas hortas. Uma no Bairro São Judas Tadeu, que será de responsabilidade do Centro de Referência de Assistência Social do local e na Praia do Estaleirinho, que será mantida pelo Instituto Eco Cidadão.

​Fonte| Foto: Comunicação PMBC