Balneário Camboriú é o 8ª destino brasileiro na preferência do turista internacional

A campanha de promoção do Sul, lançada pelo Ministério do Turismo na última semana, é mais um impulso para divulgação de uma região que é destaque nos indicadores de turismo internacional no Brasil. Cidades do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina estão entre as 10 mais visitadas pelos turistas estrangeiros que estiveram no país a lazer e a negócios em 2016. A pesquisa, realizada em 2016 pelo Ministério do Turismo, apontou a preferência por 4 cidades do sul, entre todas as listadas pelos destinos imprescindiveis apontados pelos estrangeiros. Florianópilis ficou em segundo lugar nacional – perdendo apenas para o RJ - e primeiro no estado; Foz do Iguaçu ficou em terceiro no país. Em SC, Bombinhas e Balneário Camboriu ficaram com o 6º e 8º lugar respectivamente no ranking nacional, e 2º e 3º estadual, tambem na sequencia.

Enquanto o Centro de Eventos de Balneário Camboriú não é inaugurado, no turismo de negócios, a presença de outros destinos da região Sul ficaram com 12,5% de participação. Curitiba é o terceiro, abaixo somente de São Paulo e Rio de Janeiro. Logo em seguida está Porto Alegre. Foz do Iguaçu e Florianópolis ocupam a 7ª e a 10ª posição respectivamente.

Florianópolis, Curitiba, Porto Alegre e Foz do Iguaçu estão também entre as 10 cidades brasileiras que mais realizaram eventos internacionais (ICCA/2016). A Região Sul, que já recebeu investimentos de R$ 1,4 bilhão do MTur para obras de infraestrutura nos três estados, também é a intenção de destino de 14,4% dos brasileiros que planejam viagens para os próximos seis meses, segundo pesquisa do Mtur.

Foto: Silvia Bomm